Mildred Thompson na Galerie Lelong, NYC

Throughlines, Assemblages and Works on Paper from the 1960s to the 1990s

Mildred Thompson. Zylo-Probe, c. 1975. Madeira. 48 x 35 1/4 x 2 in (121.9 x 89.4 x 5.1 cm)
As obras em madeira (Wood Pictures) da artista Mildred Thompson começaram em Nova York e se desenvolveram em Düren, Alemanha, durante o exílio auto-imposto de Thompson.  A experimentação com madeira continuou ao longo da vida da artista, assim como o desenvolvimento da linguagem abstrata em suas obras, que é evidenciado em suas esculturas, em trabalhos em papel e nas pinturas em exposição na Galeria Lelong.

Após ter um reconhecimento precoce durante seus estudos nos Estados Unidos e na Alemanha, Thompson voltou para Nova York em 1961, ansiosa para iniciar sua prática profissional. No entanto, seus encontros com racismo e sexismo a levaram a retornar à Europa três anos depois. Nos 13 anos seguintes, ela trabalhou e participou de notáveis exibições em museus e galerias em Aachen, Colônia e Düren, na Alemanha, bem como na França.

Thompson continuou a investigar o uso da madeira em suas obras durante seu retorno aos Estados Unidos no final dos anos 70. 

Em um período em que os artistas afro-americanos trabalhavam principalmente com figuração e representação, Thompson defendeu uma linguagem dinâmica de abstração. Os primeiros experimentos da artista na criação de justaposições estabeleceram as bases para seu estilo característico - de suas pinturas em madeira dos anos 60 às pinturas vibrantes dos anos 90 pelas quais ela se tornou conhecida
Mildred Thompson nasceu em Jacksonville, Flórida, Estados Unidos em 1936, e morreu em Atlanta, Geórgia, em 2003.

Texto retirado e traduzido do site da Gallery Lelong. 

Leave a comment