Sandback, McCracken, Flavin e Judd na David Zwiner

Obra de  Fred Sandback (1943–2003)
As esculturas verticais de várias partes de Fred Sandback originaram-se no início de sua carreira artística com obras instaladas em seu estúdio na Yale School of Art em 1967. Em exibição está uma construção vertical de dezoito partes em fios acrílicos preto, azul, branco e amarelo claro concebida em 1987 - o ano de sua importante apresentação solo no Westfälischer Kunstverein, Münster, na qual form apresentadas seus trabalhos orientados verticalmente. O artista destacou seu foco na verticalidade no catálogo da exposição: “Não seria natural criar coisas verticais, já que isso corresponde ao porte do corpo humano?”. Os eixos das linhas individuais dos fios permitem ao observador discernir múltiplos paralelos e planos que se cruzam.
Obra de John McCracken (1934–2011)
Uma instalação de John McCracken apresenta seis colunas individuais de tamanhos e tons de preto semelhantes, mas ligeiramente diferentes, instaladas em duas filas de três. A noção de agrupar colunas em uma grade foi formulada pela primeira vez por McCracken em um caderno de esboços do início dos anos 1970, mas não foi realizada até 2006, sendo incluída então na exposição individual do artista na David Zwirner.
Obras de Dan Flavin (1933–1996)
Incluída na exposição está uma série de doze obras de Dan Flavin de 1995, cada uma consistindo de duas lâmpadas de quatro pés posicionadas horizontalmente em uma parede com uma única lâmpada de dois pés centrada entre elas, em várias combinações de cores. Feitas apenas um ano antes da morte de Flavin, essas obras foram mostradas pela primeira vez como um grupo em 1996. Instaladas juntas pela primeira vez desde sua apresentação inicial, elas ressaltam a facilidade inata do artista com permutações em série.

Texto retirado e traduzido do site da galeria David Zwiner. 
Reflexo na obra de McCracken

Leave a comment